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UGC Creator: Será esta a carreira de conteúdos criativos é para si? UGC Angola

  • Por Influencer
  • 15 Oct 2023
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Para alguns de nós, sacar do telemóvel e tirar fotografias das novas compras é uma segunda natureza. Publicamos em Instagram sobre a comida que encomendámos, as roupas que comprámos e até as nossas ideias sobre a última série da Netflix a que assistimos. Mas sabia que pode ser pago por publicar este tipo de conteúdo a falar sobre marcas? Sim, é com tudo isto que os criadores de UGC ganham dinheiro todos os dias.

O conteúdo gerado pelo utilizador está a tornar-se uma das estratégias de conteúdo mais inteligentes e eficazes para as marcas em Instagram. Estas publicações apresentam os seus produtos e, normalmente, dão-lhes uma boa imagem. A melhor parte é que as marcas não precisam de pagar muito dinheiro a influenciadores e celebridades para os publicarem. Os clientes fiéis fazem-no por si próprios.

E à medida que a cultura UGC se torna cada vez maior no marketing das redes sociais, nasce uma nova carreira. Atualmente, as marcas contratam criadores de UGC para tirarem fotografias de estilo de vida e criarem conteúdos autênticos para promover as marcas.

Mas será que a criação de CGU é uma carreira sustentável? O que é que o trabalho implica? Como é que se pode tornar-se um? É sobre isso que estamos a falar hoje. Continue a ler para saber mais sobre este trabalho, que pode ser a sua próxima atividade secundária ou um emprego a tempo inteiro.

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Em primeiro lugar, o que é UGC?

Antes de falarmos sobre os criadores de CGU, vamos fazer uma pequena revisão sobre o conteúdo gerado pelo utilizador. Muitas pessoas confundem este tipo de conteúdo Instagram com publicações de influenciadores e anúncios de marca. Por isso, é altura de esclarecer a história. O que é o UGC e o que o torna tão popular nas redes sociais atualmente?

O conteúdo gerado pelo utilizador - ouUGC - refere-se ao conteúdo que apresenta os produtos de uma marca, mas que não foi criado pela própria marca. Em vez disso, são os consumidores reais que produzem estas fotografias, vídeos, podcasts e testemunhos.

Mas porque é que o UGC é valioso para as marcas?

A resposta é simples: as pessoas já não confiam nos anúncios. A geração Z é especialmente conhecida por não gostar muito de anúncios e por preferir conteúdos mais autênticos online. É por isso que reagem melhor a fotografias de estilo de vida e a conteúdos de influenciadores do que a anúncios de venda agressivos e descarados.

O conteúdo gerado pelo utilizador não emula a vibração polida e de alta produção que os anúncios tradicionais têm. As pessoas que criam UGC não têm equipamento sofisticado para fazer posts como esse. Portanto, o conteúdo é cru e autêntico, mas ainda assim agradável de se ver.

Um inquérito revelou que os consumidores têm 2,4 vezes mais probabilidades de pensar que o UGC é mais autêntico do que o conteúdo publicado pelas marcas. As pessoas reais que compraram os produtos publicam sobre eles, não as celebridades ou os directores de marketing.

O conteúdo gerado pelo utilizador faz com que uma marca pareça mais autêntica e relacionável. As pessoas dão mais ouvidos a um criador de UGC do que a uma celebridade que recebeu milhões para publicar um discurso de marketing. As pessoas sabem que os criadores de conteúdos não ganham dinheiro com o CGU que publicam, por isso, porque é que iriam dar graxa à marca? A análise do produto será mais fiável, o que a torna uma excelente forma de chegar a potenciais clientes.

O que é um criador de UGC? É o mesmo que um influenciador?

Agora que já sabe o que é o conteúdo gerado pelo utilizador, passemos à pergunta seguinte: o que é exatamente um criador de UGC? Qual é a diferença entre UGC e conteúdo de influenciador?

Qualquer pessoa pode criar conteúdos sobre a marca, o que seria considerado UGC. Os clientes e os fiéis à marca podem publicar informações sobre as suas compras. Até os funcionários da marca podem criar conteúdo autêntico sobre a empresa.

Mas hoje em dia, cada vez mais o UGC é criado por pessoas que não criam o conteúdo de forma orgânica e espontânea. Em vez disso, as marcas vêem o seu potencial para criar conteúdo de alta qualidade e com um aspeto autêntico e contratam-nas para criar algum para a marca. Essas pessoas são chamadas de criadores de UGC.

Um criador de UGC é um freelancer que produz o que parece ser conteúdo gerado pelo utilizador. Tudo nele será igual. As fotografias e os vídeos de estilo de vida terão um aspeto cru e esteticamente agradável. A narração será como um amigo a falar consigo sobre um produto. A única diferença é que as marcas pagam-lhes para produzir este conteúdo.

A maior diferença entre um criador de UGC e um influenciador é que o último deve ter um grande número de seguidores. No entanto, o primeiro não tem.

Os clientes reais e genuínos não são Instagram-famosos. São apenas pessoas comuns com talvez alguns milhares de seguidores. Por isso, ter um grande número de seguidores não é um requisito para criar conteúdo a troco de dinheiro.

Embora estes criadores publiquem por vezes o CGU que criaram para uma marca no seu feed, nem sempre é esse o caso. Algumas marcas pedem-lhes que criem UGC, mas detêm totalmente os direitos de conteúdo. Em seguida, publicam-no na sua página empresarial Instagram . A publicação de conteúdo de aspeto autêntico feito por pessoas reais é uma excelente tática para aumentar o envolvimento nas páginas de marcas.

As responsabilidades de um criador de conteúdos UGC

Embora ser um criador de conteúdos UGC seja um trabalho divertido e flexível, onde pode ser tão criativo quanto quiser, não deixa de ser um trabalho. Continua a ter responsabilidades e métricas de desempenho a cumprir. Aqui estão apenas algumas das tarefas que deve realizar como criador de UGC:

Os criadores de UGC criam uma biblioteca de conteúdos para as marcas

A maior responsabilidade de um criador de CGU é, obviamente, criar conteúdos gerados pelo utilizador. O criador de conteúdos gerados pelo utilizador deve estabelecer um contrato com o seu cliente relativamente ao número de peças de conteúdo que este necessita que crie.

Todas estas fotografias de estilo de vida, vídeos e outros conteúdos autênticos irão para uma biblioteca de conteúdos. As marcas com as quais colabora podem não publicar o seu trabalho de imediato. Em vez disso, guardam-nos num pequeno banco de conteúdos e guardam-nos para um dia de chuva. É provável que planeiem um calendário de conteúdo completo para a publicação do seu UGC. A sua função é preencher esse calendário.

Os criadores de UGC criam conteúdos com aspeto autêntico

Estas marcas estão a contratar criadores de UGC em vez de fotógrafos profissionais porque precisam de conteúdos autênticos. Parte do trabalho consiste em garantir que todo o conteúdo que se publica é bonito e interessante, mas nunca de alto nível.

Lembre-se, as pessoas já não confiam em anúncios. Querem fotografias de estilo de vida, Instagram Reels divertidos e pessoas que falem de produtos como os seus amigos fariam. Ao criar UGC, nunca deve fazer com que pareça um anúncio.

O objetivo da criação de UGC é fazer com que as pessoas confiem em si. Nunca torne o seu conteúdo demasiado promocional. Deixe de lado o discurso de vendas e faça a sua locução para o Reels de uma forma descontraída e conversacional. Isto estabelece uma relação com o público, que o verá como real e relacionável.Além disso, quanto mais autêntico for o seu conteúdo, mais as pessoas vão querer partilhar as suas publicações. Isto ajuda a obter mais visualizações para o seu conteúdo, o que deixará o seu cliente mais do que satisfeito!

O UGC deve ser sempre esteticamente agradável e cativante

As marcas contratam criadores de UGC não só pelo seu talento criativo, mas também pela sua compreensão dos estilos estéticos de Instagram . Sendo uma plataforma visual, o conteúdo em Instagram tem de ser bonito de se ver para gerar envolvimento e visualizações.

Muitas pessoas que são pagas para criar CGU têm formação em criação de conteúdos, design gráfico, edição e muito mais. Estes profissionais criativos são os candidatos perfeitos para o trabalho, uma vez que sabem como criar conteúdos esteticamente agradáveis.

E o seu conteúdo gerado pelo utilizador não pode ser apenas bonito. Também tem de ser interessante e contar uma história convincente para que as pessoas o leiam ou vejam. Se for monótono, aborrecido e difícil de vender, as pessoas vão passar ao lado dele.

Os criadores de UGC apresentam o produto para influenciar a compra

Por último, a função do criador de UGC é tentar influenciar a decisão de compra de um potencial cliente. Mesmo que não esteja a criar um anúncio propriamente dito, tente dar uma boa imagem da marca para ajudar a impulsionar as vendas.

O seu conteúdo autêntico e a sua voz de confiança como não-celebridade são as suas formas de entrar. Certifique-se de que fala sobre as características e vantagens do produto sem parecer que faz parte da equipa de marketing. Faça de conta que está a falar com os seus amigos sobre o produto. Desta forma, as pessoas vão ouvir o que tem para dizer. Com sorte, isso fará com que elas também se interessem em comprar o produto.

Dê um salto na sua carreira: Como se tornar um criador de UGC

Tal como acontece com qualquer carreira, não se aprende a produzir conteúdo com aspeto autêntico para as marcas de um dia para o outro. É necessário muito treino, estudo e preparação para se tornar um criador de conteúdos bem sucedido - especialmente um que trabalhe com marcas.

Subir na escada da criação de conteúdos pode ser intimidante. Para o ajudar, condensámos todo o processo de lançamento de uma carreira de criador de UGC em cinco passos. Eis como se tornar um criador de UGC e construir a sua nova carreira a partir do zero.

1. Encontre um nicho para o qual deseja criar conteúdo

O primeiro passo é decidir em que nicho pretende atuar. Mais tarde, na sua carreira, poderá ser um "pau para toda a obra" capaz de criar um excelente UGC para qualquer sector. Mas, enquanto está a começar, é melhor concentrar-se num nicho de conteúdo específico. Isto permite-lhe concentrar as suas competências num só tópico. Também lhe dá uma vantagem quando se candidata a empregos.

Há muitos nichos em Instagram onde pode jogar. Se sabe como fazer vídeos de receitas e adora fazer mukbangs, considere a hipótese de ser um criador de UGC no nicho da alimentação. Adora fazer exercício físico e comprar roupa e equipamento de ginásio? Ser um criador de conteúdos de fitness pode ser o caminho certo para si. Outros nichos incluem moda, viagens, livros e conteúdos motivacionais.

Quando souber para que nicho quer criar conteúdos autênticos, analise a concorrência. Procure projectos nesse nicho para se inspirar e pense em formas de melhorar o seu.

2. Praticar a criação de conteúdos de qualidade

Sabe o que todos dizem: a prática leva à perfeição. Se quer mesmo tornar-se um criador de UGC, precisa de praticar a criação de conteúdos autênticos que sejam interessantes, cativantes e fiáveis.

Tire fotografias de estilo de vida onde quer que vá, mesmo no seu passeio matinal para comprar café. Aperfeiçoe a edição de vídeos no seu computador portátil ou crie Instagram Reels na aplicação.

Invista em algum equipamento para tornar o seu conteúdo ainda mais de alta qualidade. Actualize o seu iPhone para o modelo mais recente. Compre um anel luminoso e um microfone para tornar as imagens e o áudio mais nítidos. Pode até fazer um esforço e criar um pano de fundo para tirar fotografias. E não se esqueça de praticar tudo isto no seu tempo livre!

3. Construir o seu portefólio de criador de UGC

Mostre aos seus potenciais clientes do que é feito. Crie um portefólio de todo o CGU que criou, quer se trate apenas de fotografias de treino ou de conteúdo autêntico que publicou em Instagram.

Não tem a certeza do tipo de publicações que podem ser incluídas no seu portefólio de criador de UGC? Aqui estão algumas ideias para começar a trabalhar:

- Vídeos de unboxing de produtos que acabou de comprar. Fale sobre a embalagem e tenha imensas imagens em grande plano do produto.

- Vídeos de prova de roupa. Isto mostrará aos clientes como a roupa fica numa pessoa normal e não nos modelos do catálogo oficial da marca.

- Análises de produtos. Seja tão honesto quanto quiser sobre os produtos que utilizou no passado. Os clientes querem ver como a sua personalidade transparece quando dá testemunhos.

Existem muitos locais para alojar o seu portefólio. Pode ser num sítio Web ao qual pode ligar através do seu currículo. Pode até criar uma nova conta Instagram dedicada exclusivamente às suas amostras de UGC.

4. Aceite o seu primeiro trabalho como criador de UGC freelancer

Está pronto para se candidatar ao seu primeiro lote de empregos de criador de UGC. Felizmente, não é difícil encontrar vagas para este tipo de trabalho freelance. Enquanto espreita plataformas de freelancing como Upwork, Fiverr, PayWork e até mesmo o Twitter, irá deparar-se com anúncios de emprego de criação de UGC.

Se quiser trabalhar com marcas específicas, também pode contactá-las por correio eletrónico e apresentar-lhes a sua melhor proposta. Fale sobre o que o seu conteúdo autêntico pode fazer pela marca e não se esqueça de lhes enviar o seu portefólio. Em pouco tempo, estará a assinar o seu primeiro contrato com a marca dos seus sonhos.

5. Mantenha as suas competências, aperfeiçoando-as constantemente

Por último, deve esforçar-se sempre por melhorar a sua arte. Não pode ser um criador de sucesso se não continuar a aprender sobre tendências e novas formas de editar conteúdos.

Invista em cursos de criação de conteúdos online e continue a praticar como filmar CGU. Seja proactivo e peça aos seus clientes as métricas de desempenho do seu conteúdo anterior e veja como pode melhorar. Faça o que for preciso para continuar a melhorar cada vez mais no seu trabalho e terá sucesso com distinção.

Quanto é que posso ganhar como criador de UGC?

Todos os trabalhos têm um preço. Quanto é que se pode ganhar como criador de UGC? Como em todos os trabalhos, depende. Não há um preço definido para esta carreira emergente, da mesma forma que não há um preço definido para influenciadores ou editores de vídeo freelancer. A sua taxa de criação de UGC dependerá inteiramente de si. Normalmente, estes criadores cobram às marcas taxas por hora.

No entanto, não se pode simplesmente escolher a taxa que se quer. Existem alguns factores que determinam a sua tarifa. O seu nível de competências, a influência que exerce sobre os seus seguidores, o seu portefólio e a sua experiência são factores importantes para determinar a sua tarifa.

Dito isto, nunca se menospreze. Exija o que merece e quanto vale o seu conteúdo gerado pelo utilizador, esteticamente agradável.

Para ter uma ideia de quanto pode ganhar um criador de UGC, veja este TikTok de CreativelyMadi. Ela explica que, após oito meses de carreira a criar CGU a partir de casa, ganha cerca de 7-10 mil dólares. Nada mau para uma carreira emergente!

Considerações finais: Vale a pena ser um criador de UGC?

Qualquer pessoa com jeito para a criação de conteúdos e uma voz autêntica e fiável pode ser um criador de UGC. Vale definitivamente a pena tentar se gosta de tirar fotografias e fazer vídeos para marcas e é apaixonado por conteúdos criativos.

Quer pretenda fazê-lo a tempo inteiro ou como trabalho secundário, existem muitos empregos que lhe pedem para criar conteúdos gerados pelo utilizador online. Desde que se mantenha fiel ao seu nicho e se comprometa a apresentar sempre conteúdos autênticos, terá sucesso nesta opção de carreira emergente. Se quiser lançar uma carreira como criador de UGC, tem de divulgar os seus conteúdos. PayWork pode ajudá-lo com isso. A nossa ferramenta de segmentação envia o seu conteúdo para pessoas que provavelmente irão interagir com ele. Isto ajuda a aumentar a sua contagem de seguidores, fazendo crescer a sua comunidade de forma orgânica. 

Joaquim da Costa

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2 Comentários

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