Quando as marcas estão à procura de influenciadores para trabalhar, normalmente optam por mega-influenciadores e celebridades do nível das Kardashians. E faz sentido - esses criadores têm o maior número de seguidores. Mas maior nem sempre é melhor no mundo do marketing de influenciadores.
As marcas inteligentes que querem impulsionar o envolvimento sabem que trabalhar com criadores mais pequenos é a melhor forma de o fazer. Procurar através de uma plataforma de micro-influenciadores é uma das melhores formas de encontrar estes colaboradores.
Mas o que é que uma plataforma como esta faz pelas marcas? O que é que a torna diferente das típicas plataformas de marketing de influenciadores? E quais são as melhores no mercado atualmente? É sobre isso que vamos falar neste guia. Se quiser descobrir as respostas a todas estas perguntas, fique por cá!
Os micro-influenciadores são criadores que têm entre 10.000 e 100.000 seguidores. São muitas vezes confundidos com os nano influenciadores, outro tipo de pequeno criador que tem entre 1.000 e 10.000 seguidores.
Estes pequenos criadores não têm tantos seguidores como os mega influenciadores e as personalidades com estatuto de celebridade online. Por isso, nem sempre são os melhores para campanhas de alcance massivo.
No entanto, são conhecidos pelas suas excelentes taxas de envolvimento e pela sua capacidade de converter e desencadear conversas significativas com o seu público. De acordo com o Sprout Social, a sua taxa média de envolvimento é de 6% - muito longe da média de 1,97% dos mega-influenciadores.
Isto porque quanto mais pequeno for o influenciador, mais unida é provavelmente a sua comunidade. Como não estão tão ocupados como as celebridades, têm tempo para se sentarem e falarem com os seus seguidores. Os seus fãs olham para eles como amigos, mais do que como celebridades, porque são mais autênticos e relacionáveis do que os mega influenciadores.
O facto de terem um público fiel, impressionável e empenhado faz deles os embaixadores de marca perfeitos para campanhas que tentam aumentar as taxas de conversão. Devido à estreita ligação destes pequenos influenciadores com a sua comunidade, os seus fãs ouvem-nos quando recomendam determinadas marcas.
Existem várias vantagens em trabalhar com um micro influenciador, desde a acessibilidade das colaborações até ao trabalho com pessoas reais. Aqui estão apenas alguns dos muitos benefícios a que as marcas que trabalham com micro influenciadores têm acesso:
Cria já a sua conta Clica aqui...
Uma plataforma de micro-influenciadores é exatamente o que parece. É um local onde as marcas podem ligar-se a criadores emergentes e estrelas em ascensão para potencialmente colaborarem.
Por vezes, pode ser difícil procurar os melhores pequenos criadores com quem trabalhar para uma campanha de marca. No entanto, com uma plataforma de marketing de micro-influenciadores, a descoberta e o alcance de influenciadores tornam-se muito mais fáceis.
Normalmente, estas plataformas têm vastas bases de dados de pequenos influenciadores e informações importantes sobre eles, desde o seu nicho até à demografia do público. Isto faz com que seja fácil selecionar e identificar os influenciadores com quem quer trabalhar.
As plataformas de influenciadores para microinfluenciadores também dispõem normalmente de ferramentas de gestão de campanhas para projectos de influenciadores. Isto ajuda tanto as marcas como os criadores parceiros a acompanharem as campanhas e colaborações em curso.
Estas plataformas também funcionam como ferramentas de gestão da relação com os influenciadores graças às suas funcionalidades de comunicação. As marcas podem contactar diretamente os seus parceiros influenciadores para qualquer coisa nestas plataformas, racionalizando e simplificando a comunicação.
Por último, plataformas como estas também oferecem, normalmente, relatórios de análise de influenciadores. Estes relatórios mostram todos os tipos de métricas de desempenho para as publicações de um criador parceiro, desde o alcance ao envolvimento do público. Desta forma, pode avaliar o desempenho do conteúdo do seu parceiro influenciador. Isto pode ajudar as marcas a determinar se devem voltar a trabalhar com determinados criadores.
Em suma, uma plataforma de marketing de micro-influenciadores é o balcão único de uma marca para facilitar as colaborações com os criadores.
Sim, os criadores mais pequenos beneficiariam muito se trabalhassem diretamente com uma agência ou plataforma de micro-influenciadores. É como ter um gestor que o pode ligar a potenciais parceiros de marca. Por isso, se for um aspirante a influenciador a tentar ganhar fama, considere juntar-se a uma destas plataformas.
Mas, para além de lhe proporcionar oportunidades de trabalhar com marcas, quais são as outras vantagens de utilizar uma plataforma de influenciadores? Aqui estão apenas alguns dos muitos benefícios que os pequenos criadores podem obter ao trabalhar com estas plataformas:
Existem muitas plataformas de influenciadores online que se especializam em ligar criadores mais pequenos a grandes marcas. A melhor depende daquilo a que dá prioridade, quer seja a descoberta fácil de influenciadores, a gestão fácil de campanhas ou o conteúdo criativo.
Precisa de ideias sobre quais as plataformas a visitar? Aqui estão três que recomendamos vivamente.
A Stack Influence é uma rede de mais de 11 milhões de criadores nos EUA, todos com menos de 20 000 seguidores. Conta com influenciadores de todos os tipos de nichos psicográficos e tópicos de estilo de vida, como beleza, fitness, livros, bem-estar e alimentação. A plataforma gere estes criadores a 100%, tornando a colaboração com eles através do sítio Web muito conveniente.
A plataforma verifica todos estes influenciadores antes de serem autorizados a juntar-se à comunidade. A equipa da Stack Influence tenta então fazer corresponder as marcas com os melhores influenciadores parceiros possíveis do grupo.
O que torna a plataforma tão especial é o facto de lidar com a gestão de campanhas de influenciadores de ponta a ponta através de um processo de seis passos. Eis como funciona exatamente:
1. Criação da página de destino: A equipa produz uma página que mostra tudo sobre a sua marca, desde os seus produtos até à sua estética e personalidade de marca. Aqui, os influenciadores podem saber mais sobre a sua marca e decidir se são a escolha certa para os seus projectos.
2. Descoberta de influenciadores: É criada uma lista restrita de influenciadores da comunidade de acordo com o público-alvo da marca e as necessidades do projeto. A partir daí, a marca pode selecionar aqueles com quem gostaria de colaborar.
3. Gestão da campanha: Quando o projeto arranca, os Stack Influences gerem os resultados da sua campanha através da plataforma. Desta forma, podem acompanhar todos os criadores da sua lista e verificar se cumprem os seus prazos.
4. Remuneração dos influenciadores: As marcas "pagam" aos influenciadores através de produtos gratuitos. A Stack Influence não permite que as marcas compensem os criadores com taxas monetárias.
5. Os criadores fazem a curadoria do conteúdo da marca: Os influenciadores criam publicações que promovem a marca e fazem com que sejam aprovadas pelo cliente. Quando tudo estiver bem, publicam o conteúdo na sua página.
6. Análise do influenciador: Por fim, a Stack Influence analisa o desempenho do conteúdo de cada influenciador e partilha os resultados com a marca.
Se a sua principal prioridade é fazer com que a sua marca encontre os melhores micro-influenciadores para a sua campanha, experimente a Statusphere. Esta plataforma recolhe mais de 250 pontos de dados de cada criador na sua plataforma. Esta informação é depois utilizada para os associar a marcas que procuram influenciadores alinhados com os seus perfis e interesses.
O Statusphere permite aos utilizadores filtrar os influenciadores com base nos parâmetros mais detalhados. Pode encontrar influenciadores com base nos dados demográficos básicos que preferir, como idade, sexo e localização. Mas pode ir mais fundo e encontrar influenciadores com base em estilos de moda, preocupações com a beleza e até mesmo se estão grávidas!
Esta plataforma é perfeita para marcas que querem simplificar o seu processo de descoberta de influenciadores. Isso porque ela os conecta instantaneamente com influenciadores que se encaixam em seus critérios. Do outro lado do espetro, é ideal para criadores que desejam colaborar com marcas que se encaixam em sua personalidade.
A PayWork permite que as marcas trabalhem não só com influenciadores, mas também com criadores de UGC com um talento especial para a curadoria de conteúdos. Para esta plataforma, a chave para o sucesso do marketing de influenciadores é o conteúdo criativo da marca. Por isso, incentivam os clientes a contratar criadores não só pela popularidade, mas também pelo seu talento na criação de conteúdos.
Atualmente, a PayWork conta com mais de 100 criadores na sua comunidade. A PayWork examina estes influenciadores antes de se juntarem à plataforma para garantir que têm as competências necessárias para criar conteúdos de topo. Ao longo dos anos, a rede criou mais de 381 vídeos para promover 101 marcas em diferentes sectores e nichos.
O que é único nestes vídeos que os seus influenciadores criam é o facto de parecerem conteúdo real e autêntico gerado pelo utilizador. Não há nenhuma daquelas publicações patrocinadas demasiado bem cuidadas e anúncios de venda difícil. Em vez disso, todo o conteúdo do influenciador que sai da plataforma é criativo, autêntico, relacionável e pode potencialmente tornar-se viral.
Eis como funciona a PayWork:
1. Uma marca encomenda um vídeo. As marcas podem criar "tarefas" específicas na plataforma, como se estivessem a fazer uma encomenda num site de compras. As marcas especificam exatamente o que procuram, desde o seu público-alvo até à vibração geral que pretendem do vídeo. Depois, podem estabelecer contacto com os influenciadores interessados na tarefa através do chat.
2. A marca envia produtos para os influenciadores. Isto ajuda os criadores a fazerem vídeos cativantes que apresentam os produtos físicos da marca.
3. Os influenciadores criam vídeos e enviam o resultado final. A partir daí, os criadores assumem o papel principal. Produzem os vídeos exatamente como o cliente os instruiu. Depois, enviam o produto final para a marca para aprovação.
Esta plataforma é fantástica para as marcas que estão fartas de conteúdos de influenciadores incompletos, medíocres e sem originalidade. Quando trabalha com os influenciadores da Billo, obtém sempre conteúdos empolgantes e impactantes que fazem a sua marca brilhar.
Se é um influenciador que está a começar a cultivar a sua base de fãs, entrar numa destas plataformas pode ser útil. É outra via para conseguir potencialmente acordos e colaborações com a marca dos seus sonhos.
Mas eles não dão acesso à sua plataforma a qualquer pequeno criador. Eles só escolhem os melhores dos melhores com um número medio de seguidores. Por isso, é uma boa ideia aumentar a sua contagem de seguidores para aumentar as suas hipóteses de trabalhar com uma plataforma de influenciadores. Isto aumenta a sua credibilidade, tornando-o mais atrativo para as marcas.
Quer mais seguidores para aterrar numa plataforma de micro influenciadores? PayWork pode ajudar! Nossos serviços promocionais usam ferramentas de segmentação de IA para enviar seu conteúdo para as pessoas certas. O seu público-alvo descobre a sua página, dando-lhe toneladas de novos seguidores.
Sim, é possível encontrar muitas plataformas para pequenos criadores que não são muito caras se procurar bem. A Stack Influence, por exemplo, cobra apenas 44 dólares para gerir cada promoção na sua plataforma. A mesma plataforma tem a regra de pagar aos influenciadores apenas com produtos gratuitos, tornando-a ainda mais económica para as marcas.
É necessário ter entre 1000 e 10.000 seguidores para ser considerado um micro-influenciador. Se não tiveres essa capacidade, serás considerado um nano-influenciador. E se tiver mais de 100.000 seguidores, será considerado um macro-influenciador.
Há muitos factores que deve ter em conta ao escolher um criador com quem colaborar. Em primeiro lugar, o público-alvo, o nicho e a estética devem estar alinhados com os da sua marca. Também deve verificar o alcance, as taxas de envolvimento e as taxas de conversão para ver se o conteúdo tem um bom desempenho.
Os influenciadores estão espalhados por toda a Internet, mas o site Instagram é especificamente conhecido por ser um centro de marketing de influenciadores. É onde muitas comunidades e nichos diferentes prosperam devido à sua natureza visual. Dito isto, muitos influenciadores também prosperam em plataformas de redes sociais como o TikTok, o Facebook e o YouTube.
2 Comentários
David Simmons
15 Oct 2023
Ad duis fugit dictas mea, et cum stet oratio cetero. Ne pri omittam fastidii. No per harum dicant neglegentur, sea ei esse volumus adolescens. Nulla argumentum at pri, vel apeirian principes in. An dicam dicant consul mea, ne per option appetere argumentum, vim legere senserit et.
David Miller
15 Oct 2023
Per ex vero nonumy. Ius eu doming nominavi mediocrem, aliquid efficiantur no vim, sanctus admodum mnesarchum ad pro. No sea invidunt partiendo. No postea numquam ocurreret duo, unum abhorreant cu nam, fugit fastidii percipitur nam id.